Faça uma busca por imóveis

Newsletter
Cadastre e receba informações de imóveis:

Investir ou não investir em imóveis, eis a questão

Todo investimento pode ser bom ou ruim. Tudo depende de como, onde e com quem aplicar.


Mais um ano começa e a dúvida ainda persiste. Investir ou não investir em imóveis? Alguns especialistas insistem em dizer que não é um bom negócio. Já outros garantem que é uma excelente oportunidade. E a polêmica continua.

Afinal é ou não é vantajoso? A resposta deve caber a você, assim como a decisão. O que fazer ou deixar de fazer com seus recursos financeiros é decisão que compete a você. E se chegar à conclusão de que realmente quer investir no mercado imobiliário, saiba que fez uma excelente escolha.

Mas, como saber se esse investimento vai gerar lucros? Futurologia? Vidência? Bola de Cristal? Não! Simplesmente, analise e estude o mercado. Da mesma forma que é possível projetar o crescimento do País de 3,2% ou 4%, por meio de estudos econômicos, também é viável avaliar as vantagens e desvantagens de investir no mercado de imóveis.

Evidentemente, todo investimento pode ser bom ou ruim. Tudo depende de como, onde e com quem aplicar. Para ilustrar o que estou dizendo, vamos relembrar o caso Madoff. Dezenas de investidores perderam somas vultosas, bancos quebraram, pessoas que apostavam na bolsa perderam muito dinheiro, entre outros prejuízos. Tudo isso mostra que, independente da área do investimento, se a pessoa não souber ?tocar o negócio? pode perder muito dinheiro, inclusive em imóveis.

Recentemente, tive acesso ao caso de um cidadão que investiu incorretamente seus recursos em imóveis e saiu dizendo que esse é um mau negócio. Para dizer isso é necessário refletir, pois existem casos de investidores que hoje agradecem aos consultores que os orientaram a aplicar seus recursos em imóveis, pois, como consequência, seu capital e patrimônio cresceram, enquanto outros perderam muito dinheiro em investimentos paralelos.

Outra história que destaca o mercado imobiliário como um grande filão para investir é a do mega investidor Sam Zell. Nos últimos meses o empresário realizou um grande investimento no setor de imóveis no Brasil.

Agora, se mesmo assim você ainda tem dúvida se deve investir ou não nesse setor, pense o seguinte. Se no passado o seu avô ou o seu pai tivessem deixado um terreninho para você na Avenida Paulista, ou um imóvel na Rua 25 de Março ou construído uma vila de casas após chegarem da Europa e colocassem tudo isso em suas mãos, você diria que foi um bom investimento? Será que isso responde às suas dúvidas relacionadas a investimentos no mercado imobiliário?

É necessário saber investir. Procure orientação para isso. Existem inúmeros consultores e especialistas no setor de imóveis dispostos a ajudar nesta decisão. Eles podem significar a diferença entre investir bem ou não.

Imóvel para investimento tem de reunir características que proporcionem retorno financeiro. Por isso, antes de decidir analise e tome cuidado para não comprar unidades em um só empreendimento. Avalie o número de dormitórios, verifique se a localização é boa para venda ou locação, se a região possui boa liquidez e boa infraestrutura urbana (serviços, comércio, transportes, escolas, bancos, etc). Não se compra imóvel para investimento pensando em casa ou apartamento para moradia. Se você gosta de uma bela cobertura para morar, não compre uma como investimento para locação, por exemplo. Se você gosta de andar alto para morar, o critério não é o mesmo se está pensando em comprar para alugar. Os andares mais baixos são os mais baratos e o valor de locação deles é igual ao do andar mais alto. Se quiser comprar algum imóvel para vender no médio prazo, procure um mais em conta e que tenha melhor velocidade de vendas.

Em resumo, saiba que imóvel representa segurança, tranquilidade para o futuro e solidez de investimento. Geralmente, casas e apartamentos valorizam-se a cada ano que passa. Você que é proprietário, faça uma conta. Lembra-se de quanto pagou por seu imóvel? Compare com o que ele vale hoje. Percebeu o lucro? Pergunte para alguém que adquiriu um bem há alguns anos: quanto ele pagou e quanto vale atualmente. Se o cálculo for feito, o resultado vai indicar uma grande valorização. Isso sem contar a renda extra obtida quando o proprietário aluga seu imóvel. É difícil acreditar que ainda existam pessoas que não acreditam no investimento em imóveis. Precisamos nos basear em fatos e não em casos isolados. Bom investimento!

FONTE:
*Feliciano Giachetta é diretor da FGi Negócios Imobiliários.